Not support Recaptcha
Pular navegação

Metodologias de Ensino

BNCC: habilidades socioemocionais e o papel da escola

Publicado em 25 de julho de 2025

Estagiária de Marketing

Compartilhe

Sabemos que a escola vai muito além de ensinar português e matemática, né? É também onde as habilidades socioemocionais crescem e se fortalecem todos os dias. Por isso, a educação socioemocional tem um papel muitoooo importante para uma formação completa dos estudantes. 

Tão essencial que ela aparece na BNCC, aquela velha conhecida que sempre aparece por aqui. Mas você já parou para pensar no que ela traz sobre esse assunto? 

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) apresenta vários pilares que devem ser trabalhados para o desenvolvimento integral do aluno. Nela, é enfatizado que a criança deve aprender não só competências cognitivas, como também habilidades socioemocionais. 

Essas capacidades são fruto da parceria entre família, escola e comunidade para a BNCC. Assim, trabalhá-las é fundamental para a formação de um indivíduo preparado para a vida. Antes de mais nada, vem com a gente entender um pouco melhor o que é educação socioemocional. 

Educação socioemocional: o que é e qual a importância 

Para a BNCC, a educação socioemocional é um componente transversal e interdisciplinar do currículo. Além disso, ela deve ser trabalhada desde a infância para contribuir com a formação integral dos alunos. 

E o que isso quer dizer na prática? Que ela junta um monte de habilidades pensadas para preparar as crianças para o futuro. Ou seja, é um conjunto de ações ao longo da educação que ajudam no desenvolvimento emocional. 

Ela busca apoiá-las nas tomadas de decisão, na gestão das emoções e em outros aspectos importantes da vida. Além disso, dão um empurrãozinho para a criatividade florescer e o rendimento na escola melhorar. 

Você também pode gostar: Educação socioemocional: como inseri-la na vida escolar?  

Habilidades socioemocionais na BNCC 

Seguindo o proposto pela UNESCO para uma educação integral, a BNCC considera as habilidades socioemocionais fundamentais. Isto é, as diretrizes enfatizam constantemente como elas devem ser trabalhas ao longo da educação.  

As 5 habilidades socioemocionais de acordo com a BNCC 

De acordo com a BNCC, existem cinco principais componentes da educação socioemocional, essenciais para o desenvolvimento dos alunos. São eles: autoconhecimento, autogestão, tomada de decisão responsável, habilidades de relacionamento e consciência social. Vem com a gente conhecer cada uma? 

Autoconhecimento 

O autoconhecimento é a capacidade de compreender suas emoções e a si mesmo. Ou seja, é entender o que você gosta ou não, desenvolver seus interesses e ser capaz de nomear o que está sentindo.  

Autogestão 

Já a autogestão é a habilidade de saber administrar as suas próprias emoções. Isto inclui aprender a enfrentar desafios e pressões externas, lidar com estresse e frustrações. Ainda, envolve planejar e gerir sua vida e objetivos, pensando tanto no pessoal quanto no coletivo. 

Tomada de decisão responsável 

Tomar uma decisão responsável é ser capaz de refletir sobre os impactos que suas ações causam. Isto é, entender o que é certo e o que não é, reconhecendo seu papel social. Por isso, a criança deve aprender a pensar sobre seu impacto na comunidade e buscar soluções conscientes. 

Habilidades de relacionamento 

Essas habilidades dizem respeito à capacidade de se relacionar bem com diferentes pessoas. Para isso, é necessário desenvolver uma comunicação efetiva, saber cooperar, trabalhar em grupo e resolver conflitos. 

Consciência social 

Consciência social é a habilidade de se colocar no lugar do outro com empatia e escuta ativa. Isso significa compreender a situação em que os demais se encontram, seja na família, na escola ou na comunidade. 

Tais habilidades socioemocionais são trabalhadas na escola em conjunto com diferentes competências previstas na BNCC. Ou seja, elas não ficam só em um cantinho, elas estão espalhadas por todo o currículo, de forma transversal. 

Quais as competências trabalhadas na BNCC? 

Como falamos ali em cima, na BNCC as habilidades socioemocionais estão presentes em toda a vida escolar. Ou seja, elas estão presentes em cada uma das competências previstas nas diretrizes, que são: 

  • Conhecimento 
  • Pensamento científico, crítico e criativo 
  • Repertório cultural 
  • Comunicação 
  • Cultura digital 
  • Trabalho e projeto de vida 
  • Argumentação 
  • Autoconhecimento e autocuidado 
  • Empatia e cooperação 
  • Responsabilidade e cidadania 

Essa divisão busca estruturar a educação de forma integral, contemplando diferentes eixos do conhecimento. A ideia é formar alunos prontos para o que der e vier, desenvolvendo competências que contribuam com sua jornada. E claro, as habilidades socioemocionais estão lá presentes em cada um desses aprendizados. 

O papel da escola, da família e da comunidade na educação socioemocional 

A BNCC lembra que escola, família e comunidade são como um time que trabalha junto para desenvolver as habilidades socioemocionais. A escola vai muito além de ser apenas um espaço para a transmissão de conhecimento do professor para o aluno. 

Ela é um ambiente de diálogo e troca de experiências, perfeito para o desenvolvimento socioemocional. É onde os alunos aprendem a lidar com desafios, a trabalhar em equipe e a conviver com o outro.  

Assim, a escola deve ser um espaço acolhedor, aberto ao diálogo e no qual a empatia seja exercitada todos os dias. Durante a infância e a adolescência, ela é o principal espaço de vivências que desenvolvem as habilidades socioemocionais. 

A família e a comunidade também são agentes fundamentais nessa jornada. Afinal, são nesses ambientes que o aluno coloca em prática as competências aprendidas na escola. Além disso, essas esferas têm um impacto profundo no socioemocional do estudante, pois influenciam diretamente o processo de desenvolvimento. 

Quando a família está presente, apoiando de verdade, o sucesso acontece. Porque eles acompanham, conversam sobre sentimentos e criam um ambiente que faz o emocional crescer. Esse envolvimento fortalece a segurança emocional e dá aquele gás para o crescimento, tanto na escola quanto na vida. 

No fim das contas, escola, família e comunidade são parceiros que trabalham juntinhos para formar alunos completos. Juntos, eles ajudam a criar cidadãos conscientes, preparados e prontos para transformar o mundo! 

Como o Polígono pode ajudar? 

O Polígono está totalmente alinhado aos pilares da BNCC, e claro, isso inclui a educação socioemocional. Nossos materiais são feitos para desenvolver todas as habilidades que contribuem para a formação completa de cada aluno. 

Além disso, todo o conteúdo é flexível e pensado para dar mais autonomia tanto ao professor quanto ao aluno. Quer descobrir tudo o que podemos fazer pela sua escola? Vem com a gente! <3 

Tags

  • BNCC
  • educação
  • Educação Socioemocional
  • Escola

Siga o Polígono
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Confira outras matérias