
Chegou aquela época aguardada do ano que toda escola se prepara! A campanha de matrícula é um dos momentos mais importantes do calendário escolar. Por isso, um bom planejamento faz toda a diferença para o sucesso desse período. Quer saber como preparar sua escola? Bora lá que a gente vai te contar tudo.
O que é uma campanha de matrícula?
Opa, mas o que é uma campanha de matrícula? Esse nome é dado ao processo em que as escolas realizam a manutenção e a captação de novos alunos. É um período muito relevante para encantar seu público-alvo e mostrar seus diferenciais.
E… por que investir em uma campanha de matrícula?
Uma campanha de matrícula bem feita pode abrir muitas portas para sua escola crescer mais. Quando você divulga na internet e no presencial, mais pessoas conhecem e enxergam o que sua escola oferece. E aí, as chances de atrair famílias que se identificam com a sua proposta aumentam!
Também é um momento de fortalecer o relacionamento com alunos e famílias que já fazem parte da comunidade escolar. Ou seja, valorizar e incentivar que continuem nela, por meio de diferentes ações. Mas, já, já falamos mais disso!
Antes de mais nada: avalie o desempenho da sua escola
Entender como a instituição performou no primeiro semestre escolar é superimportante para sua campanha de matrícula, pois você vai poder entender melhor quais são os pontos fortes e fracos da sua escola.
Para isso, é interessante fazer uma pesquisa anônima de avaliação da escola com pais, professores e alunos. Invista em questionários para medir a satisfação em relação à infraestrutura, aos materiais, às aulas e ao apoio pedagógico. Além disso, também podem surgir reflexões valiosas ao conversar com familiares, alunos e funcionários sobre as opiniões deles.
A partir disso, você poderá analisar os resultados e entender o que pode ser melhorado. Isso será relevante para o planejamento da sua campanha de matrícula, que vamos discutir agora.
Como planejar sua campanha de matrícula
Após ter avaliado o desempenho da sua escola, você pode elaborar uma estratégia mais eficiente. A partir disso, a sua campanha de matrícula pode começar a ser colocada em prática. Primeiro, é essencial pensar na sua estratégia para a captação e retenção de alunos. É aí que entra o planejamento:
Primeiro passo: planejamento estratégico
Um planejamento estratégico é o ponto inicial para qualquer ação de comunicação eficiente. Ele nada mais é do que um conjunto de análises e direcionamentos que ajudam a sua escola a entender melhor como fazer sua campanha de matrícula. Para isso, você deve:
- Entender quem é seu público-alvo: entenda quem são as famílias que você quer atingir, quais são suas expectativas, prioridades e desafios na escolha da escola para os filhos. Por exemplo, existem famílias que procuram um ensino mais tradicional, focado em resultados. Algumas podem priorizar metodologias ativas com um ensino baseado em projetos. Além disso, outras podem valorizar atividades extracurriculares, como Olímpiadas Científicas.
- Definir metas e objetivos claros: quais são suas metas e objetivos para essa campanha e como você pretende alcançá-los? Lembre-se de colocar metas que podem ser quantificadas e analisadas ao longo do processo;
- Analisar os pontos fortes da sua escola: liste os diferenciais da sua escola, como material didático, projeto pedagógico, infraestrutura e outros aspectos relevantes;
- Elaborar sua proposta de valor: o que faz da escola a melhor escolha para o aluno? Qual seu diferencial?
Com tudo isso traçado, a escola pode, de fato, começar uma campanha de matrícula eficiente. Ou seja, com foco no público correto e com objetivos bem estruturados. Por isso, reunimos aqui as principais ações que sua escola pode realizar durante esse período:
Invista na divulgação nas redes sociais da sua escola
As redes sociais são fundamentais para a construção da imagem da sua escola. A cada dia, mais e mais pessoas pesquisam produtos e serviços por meio da internet. Então, a comunicação em espaços como Instagram, WhatsApp e Facebook faz toda a diferença.
Essas ferramentas ajudam os alunos e pais em potencial a encontrarem e se identificarem com sua escola. Além disso, podem auxiliar na hora de os pais tomarem uma decisão. Por isso: faça vídeos, divulgue imagens, responda perguntas e mantenha contato com quem está ali e demonstra interesse.
Com o Polígono, sua escola recebe materiais digitais para divulgar na Internet durante a campanha de matrícula. São posts, stories e vídeos prontos para ajudar na comunicação nesse período tão importante.
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Faça uma feira de matrículas presencial
Abra as portas da escola para famílias de alunos interessadas em conhecer mais da instituição. Fazer uma feira de matrículas presencial é uma ótima ideia para apresentar a escola de forma acolhedora e criativa.
É um ótimo momento para mostrar mais do planejamento pedagógico, projetos estudantis e da cultura escolar. Podem ser realizadas oficinas de diferentes temas, bate-papos e até atividades lúdicas para as crianças. Assim, você cria um ambiente de troca e mostra mais do funcionamento da escola.
É fundamental deixar a sua escola decorada apropriadamente! É por isso que o Polígono disponibiliza totens para que seus parceiros possam mostrar mais dos seus diferenciais. Além disso, é ótimo para deixar o espaço mais bonito e receptivo para as famílias.
Na feira distribua materiais impressos, como folders, para todos os responsáveis terem as informações necessárias com eles. Também é bom ter uma equipe preparada para tirar as dúvidas e realizar as matrículas.
Agende reuniões com famílias interessadas
Agendar uma reunião é uma ótima forma de conversar quando alguma família manifesta interesse em realizar a matrícula. Assim, você demonstra atenção às preocupações e necessidades dos responsáveis e do aluno.
É um momento para tirar dúvidas, falar mais profundamente dos materiais e da abordagem pedagógica. Também escute ativamente tudo que os pais têm a dizer, entendendo suas expectativas e possíveis preocupações.
Aproveite esse momento para entregar conteúdos impressos com informações complementares, para eles olharem depois. Aqui no Polígono, você conta com nosso apoio: disponibilizamos diferentes tipos de materiais para nossas escolas associadas. Desde folders até envelopes, tudo pensando em entregar soluções de qualidade aos nossos parceiros.
Ademais, você pode realizar um tour para mostrar mais da infraestrutura e do ambiente escolar. Depois, é legal manter contato com os responsáveis para mostrar como a escola está disponível a qualquer momento para tirar dúvidas. Afinal, essa atenção e cuidado fazem toda a diferença no processo de decisão.
Mantenha contato com os pais de alunos já matriculados
Como falamos antes, a campanha de matrícula não é voltada só para novos alunos. O processo de rematrícula é uma parte essencial para manter a sua escola fortalecida. Por isso, manter os responsáveis que fazem parte da comunidade escolar atualizados é essencial.
Mande e-mails e mensagens com novidades e destaque os benefícios da instituição. Assim, você garante que os pais estão engajados e informados, ao mesmo tempo que reforça o porquê da escolha deles pela sua instituição.
Além disso, demonstre um planejamento sólido e atualizado, que transmita confiança para os pais continuarem apostando na parceria com sua escola, já que é uma decisão muito importante que impacta o futuro dos filhos deles.
Por último, é sempre fundamental estar disponível para tirar dúvidas e conversar com os responsáveis. Pois, um bom relacionamento com as famílias é a chave para garantir a confiança delas na sua instituição.
Promova condições especiais
Oferecer condições especiais de pagamento pode ser um estímulo para a efetivação da matrícula na sua instituição. Isto é, nesse período, você pode oferecer diferentes alternativas para facilitar o processo.
Como descontos em matrículas antecipadas e condições diferenciadas para famílias que matricularem mais de um filho. Essas iniciativas são apenas algumas opções que sua escola pode adotar em sua campanha de matrícula.
Deu para ver o quanto esse momento é importante para a sua escola, né? É por isso que no Polígono oferecemos todo o suporte necessário para que cada instituição realize sua campanha com confiança.