Not support Recaptcha
Pular navegação

Metodologias de Ensino

Conheça o papel das cores na educação infantil

Publicado em 27 de junho de 2025

Estagiária de marketing

Compartilhe

As cores na educação infantil estão presentes em muito mais do que apenas lápis e canetinhas. Durante a infância, elas desempenham um papel essencial no desenvolvimento cognitivo das crianças. Muito legal, né? Vem com a gente entender um pouco mais sobre isso!   

Qual a importância das cores na educação infantil?  

As crianças estão em constante aprendizado: todos os dias elas vivenciam novas experiências. É um período de grande sensibilidade ao mundo, no qual cada interação fortalece seu desenvolvimento cognitivo. Por isso, todos os sentidos devem ser estimulados para contribuir com a formação integral dos pequenos.  

Os cinco sentidos, a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato devem ser ativados desde cedo. A fim de proporcionar um acúmulo de conhecimentos e percepções maior.  

As cores estimulam a visão, um dos sentidos mais aguçados e importantes para a educação. Ou seja, elas ajudam a expressar sentimentos, desenvolver a coordenação motora e muito mais. Vamos falar um mais disso, já, já! 

Como as cores ajudam no ensino das crianças?  

Então! As cores, acho que já deu para perceber, são MUITO importantes para o desenvolvimento infantil. Por exemplo, elas ajudam na memorização de conceitos, pois criam um contraste visual. 

Diferentes tonalidades chamam a atenção do cérebro, que vai direcionar maior atenção àquela informação. Então, atividades que envolvam cores vão ficar mais retidas na memória da criança. Toda cor é bem-vinda nesse processo! 

Uma ideia é trabalhar diferentes conceitos com cores distintas. Isto é, ao ensinar números, colocá-los em azul, letras em vermelho. Assim, a criança não apenas lembra do que viu, mas também associa o conceito a uma cor, facilitando a memorização. 

Pintar e colorir também são práticas fundamentais para desenvolver a coordenação motora e a concentração. Pois, a criança precisa focar para desenhar as formas e manter o controle dos movimentos, o que exige esforço físico. 

Brincar com as cores também estimula o cognitivo e o raciocínio lógico. Isso porque, as crianças aprendem a reconhecer objetos e diferenciá-los com base nas cores. Acima de tudo, as cores as ajudam a melhorar a percepção visual do que está a sua volta.

A psicologia das cores na infância 

As cores na Educação Infantil também influenciam no lado emocional de cada criança. Nessa fase, cada impulso provoca uma sensação e o contato com novas cores desperta novas percepções. Mas, o que a psicologia das cores nos diz sobre esses sentimentos? Veja como cada cor pode impactar as emoções dos pequenos: 

  • Azul: transmite calma e estimula a concentração; 
  • Amarelo: representa a criatividade e provoca bom-humor; 
  • Vermelho: desperta atenção; 
  • Verde: remete à paz, tranquilidade e bem-estar; 
  • Rosa: sensação de acolhimento e cuidado. 

Cada cor transmite diferentes emoções e ajudam na compreensão da criança do mundo ao seu redor. Além disso, as cores refletem como cada uma se vê e despertam sua imaginação e criatividade.  

O que a BNCC fala sobre as cores na educação infantil? 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a importância das múltiplas linguagens no desenvolvimento integral de cada criança. As cores são uma linguagem visual que ajudam os pequenos a se expressarem e se sensibilizarem em relação ao mundo.  

Nesse sentido, para a Educação Infantil, a BNCC define cinco campos de experiência. Dentre eles, está o “Traços, sons, cores e formas”, que busca desenvolver essas percepções. Trabalhar essas habilidades é fundamental para formar crianças mais conscientes, curiosas e conectadas com o mundo ao seu redor. 

Você também pode se interessar: A arte de brincar: integrando o lúdico na Educação Infantil 

Atividades lúdicas com cores para a sala de aula  

Como o professor pode explorar as cores em sala de aula de forma envolvente e significativa? Selecionamos algumas ideias para adicionar mais cor e vida ao aprendizado na prática: 

  • Desenhar o animal preferido: cada criança pinta seu bichinho favorito. Essa brincadeira estimula a criatividade, o reconhecimento de formas e a associação com o mundo real; 
  • Jogo das cores correspondentes: distribua desenhos de objetos coloridos e peça para os pequenos associarem a que cor elas correspondem; 
  • Mural das emoções coloridas: cada criança escolhe uma cor e desenha algo que remeta a um sentimento associado a ela. Depois, todas colam seus desenhos no mural; 
  • Caça ao tesouro colorido: espalhe objetos coloridos pelo espaço, divida a turma em grupos e atribua uma cor para cada um. O grupo que encontrar mais objetos da sua cor vence! 
  • Personagens das cores: falar para os alunos criarem um personagem que representa cada cor. É uma atividade super legal que ajuda a trabalhar a imaginação e a criatividade. 

No Polígono, um dos pilares dos nossos materiais é dar espaço para a criatividade despertar e os alunos se desenvolverem de forma autônoma. Por isso, acreditamos que ao trabalhar essas percepções na educação infantil, abrimos portas para um novo mundo de aprendizados.

Tags

  • Alfabetização
  • Aprendizagem
  • educação
  • Educação infantil

Siga o Polígono
nas redes sociais.

O que podemos fazer
pelo seu futuro?

Confira outras matérias