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Engaje as redes sociais da sua escola: confira nossas dicas

Publicado em 19 de maio de 2025

Estagiária de marketing

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Cada vez mais, as redes sociais estão presentes na vida de todas as pessoas. Elas são fontes de informação, meios de pesquisa e espaços para compartilhar experiências. Por isso, elas são ferramentas poderosas para serem usadas na sua instituição. Mas, como usar as redes sociais da escola? 

Qual a importância das redes sociais da escola?  

As redes sociais são fundamentais para aumentar a visibilidade da sua escola e atingir seu público-alvo. Além disso, elas ajudam a captar novos alunos e manter o contato com famílias que já fazem parte da sua comunidade estudantil. 

Portanto, são ferramentas importantes para garantir que sua escola seja referência e conquiste a confiança das famílias. Seja por meio de publicações que divulgam informações ou stories respondendo perguntas. Com as redes sociais você garante proximidade com seu público. 

Como criar um conteúdo de qualidade para a escola   

Uma pergunta fica no ar: como produzir publicações interessantes e relevantes para o colégio? Então, reunimos aqui alguns pontos essenciais do que consideramos mais relevante para as redes sociais da escola: 

  • Pesquise sobre o mundo da educação: acesse as últimas notícias e novidades do setor; 
  • Produza posts interessantes: procure trazer curiosidades, tirar dúvidas sobre sua instituição e apresentar conteúdos atuais; 
  • Escreva de um modo direto e fácil de entender: isso vai garantir que sua mensagem seja compreendida pelo público; 
  • Procure inspirações de conteúdo nas próprias redes sociais: o que está em alta pode ser uma estratégia eficaz. 

Deu para pegar a ideia geral da coisa, né? É preciso sempre estar atento ao mundo ao nosso redor para entender as melhores estratégias para as redes sociais da escola.  

Em quais redes sociais sua escola deve estar presente?  

Escolher as redes sociais que sua escola deve publicar é uma decisão muito relevante na sua estratégia. Afinal, cada aplicação tem seus pontos fortes que podem ajudar na divulgação do colégio. Listamos aqui as principais e como elas podem te ajudar. 

Instagram 

O Instagram é um aplicativo de publicação de fotos e vídeos, que podem ficar visíveis no perfil (feed) ou desaparecer com o tempo (stories). É uma opção muito legal para fazer posts criativos com informações sobre a sua escola, novidades, eventos e notícias. 

TikTok 

O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos e dinâmicos. Por meio dela, é possível alcançar muitas pessoas em pouco tempo e fortalecer a presença digital da sua escola. O que isso significa? Que mais famílias e estudantes vão conhecer sua instituição e tudo que ela tem a oferecer.  

WhatsApp 

O WhatsApp é um aplicativo de envio de mensagens que quase todo mundo usa para se comunicar. Ou seja, ele é ideal para enviar avisos e manter contato com famílias e alunos. Além disso, é ótimo para falar de modo mais personalizado com pessoas que desejam conhecer mais da instituição. 

Essa rede social cria um laço de proximidade e confiança com os responsáveis e estudantes. Com ela, eles podem mandar mensagem sempre que necessário, para tirar dúvidas, por exemplo. 

Agora já conhecemos um pouco mais das principais redes sociais. Então, vamos entender mais o que você pode fazer para engajar o perfil da sua escola nesses canais. 

Você também pode querer saber: Comunicação não violenta nas escolas: relações mais saudáveis

4 dicas para engajar e crescer nas redes sociais 

Para ajudar sua escola a engajar nas redes sociais e ampliar seu alcance, reunimos 4 dicas práticas que podem melhorar o desempenho do seu perfil. Confira: 

Faça posts criativos que conversem com seu público 

Conhecer a sua audiência é muito importante! O primeiro passo para ter mais engajamento é saber se comunicar com seu público-alvo. Ou seja, é fundamental fazer posts criativos e que atraiam a atenção do grupo que deseja alcançar. 

Por exemplo, quer usar as redes sociais da escola para se comunicar com os responsáveis? Nesse caso, uma boa ideia é falar de temas como a importância da participação dos pais na educação. 

Assim, você vai despertar interesse do público para conferir mais publicações da sua escola. Também, abrir portas para que mais pessoas sigam sua página e conheçam melhor sua instituição. 

Mantenha as redes sociais da escola atualizadas 

As redes sociais como Instagram e TikTok valorizam perfis ativos, que publicam com frequência. Se sua escola posta um aviso por mês, sua publicação vai alcançar menos usuários. Portanto, seu engajamento pode acabar sendo mais baixo. 

Calma que também não é para sair publicando 100 postagens por dia! Esses aplicativos podem identificar o comportamento como spam e deixar de entregar seus conteúdos. Por isso, o ideal é postar de 3 a 4 vezes por semana, por exemplo. 

Responda dúvidas de seguidores 

Outra prática muito positiva para as redes sociais da escola é responder comentários. Isso mantém o contato com seus seguidores e mostra que você se importa com a participação deles. Assim, mais pessoas vão se sentir a vontade para participar das discussões. 

Além disso, muitas vezes seus seguidores vão querer tirar dúvidas através dos comentários. Ao responder, você pode estar respondendo à pergunta de outros usuários também! 

Faça posts interativos 

Como falamos no tópico anterior, a interação é essencial nas redes sociais. Então, você pode apostar em posts interativos, que incentivem a participação do usuário. Por exemplo, você pode fazer perguntas e pedir para seus seguidores responderem nos comentários. Ou até mesmo criar caixas de pergunta no Instagram ou enquetes no TikTok.

Deu para perceber o quanto as redes sociais são importantes para a sua escola, né? Mas, o Marketing Educacional é um tema muito mais amplo. Existem muitas outras estratégias que podem ser aplicadas pela sua instituição. Descubra tudo isso e mais um pouco no episódio do nosso Podcast Ligando os Pontos:

Tags

  • educação
  • engajamento
  • marketing educacional
  • redes sociais

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