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Metodologias de Ensino

Descubra o que são os 4 Pilares da Educação da UNESCO

Publicado em 17 de junho de 2025

Estagiária de marketing

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Os 4 Pilares da Educação são uma proposta da UNESCO que oferece uma visão integrada da aprendizagem. Assim, essas bases têm como objetivo promover o desenvolvimento educacional completo dos alunos. Calma que a gente vai te explicar tudo certinho! 

O que é a UNESCO?  

A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Ou seja, é uma parte da ONU voltada para desenvolver e fortalecer esses segmentos da sociedade. 

Fundada em 1946, a UNESCO promove a colaboração entre os diferentes países na divulgação de conhecimento. Além disso, a instituição divulga e impulsiona diversos programas educacionais e culturais. Portanto, a UNESCO é referência por seus relatórios, estudos e propostas para o futuro dessas áreas. 

Quais são os 4 pilares da educação da UNESCO?  

A UNESCO dividiu o processo de educação em: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Assim, o foco não é apenas absorver o conhecimento de forma passiva. Mas, desenvolver habilidades ativamente na prática e trabalhar o socioemocional em conjunto com a jornada de aprendizado. 

Aprender a Conhecer 

Aprender a Conhecer significa estimular a curiosidade do aluno e promover o desenvolvimento contínuo. Esse pilar se refere a muito mais do que simplesmente absorver novos conhecimentos. É fazer as crianças terem interesse em aprender mais e continuarem estudando.  

Você também pode se interessar: Avaliações ativas: estratégias para enriquecer o aprendizado 

Aprender a Fazer 

Aprender a Fazer é quando o aluno bota a mão na massa para aprender os conceitos propostos. Isto é, participando ativamente do seu próprio aprendizado por meio de projetos e oficinas, por exemplo. Dessa forma, o conhecimento se consolida de modo muito mais eficiente. 

Desse jeito, o aluno entende como as questões que ele aprendeu na teoria funcionam na prática. Então, seu conhecimento passa a ser aplicado e utilizado em coisas que ele vai ver o resultado. Isso é ótimo para despertar ainda mais o interesse pelo próprio aprendizado! 

Aprender a Conviver 

É no Aprender a Conviver que entra o aprendizado das habilidades socioemocionais e da convivência. Portanto, esse pilar ajuda crianças e jovens a entenderem e reconhecerem melhor suas próprias emoções.  

É fundamental ensinar as crianças a trabalharem em grupo e conviverem com os demais colegas. Aprender a Conviver é fazer o aluno a se colocar no lugar do outro. Afinal, saber ouvir e respeitar o outro são habilidades tão importantes quanto saber resolver uma equação! 

Esse pilar significa capacitar os alunos para o mundo dentro e fora de sala. Ou seja, prepará-los para os desafios que eles vão ter que enfrentar durante seu desenvolvimento.

Aprender a Ser 

Aprender a Ser é ajudar cada aluno a se conhecer e se descobrir durante o processo de aprendizagem. Por isso, é importante, novamente, trabalhar a educação socioemocional para que os estudantes entendam suas próprias emoções e sentimentos. 

O objetivo desse pilar é promover a autonomia, o senso de responsabilidade e a individualidade das crianças e adolescentes. Isto é, permitir que elas descubram seu potencial e se desenvolvam da melhor maneira possível. 

Dá para ver o quanto cada um dos 4 Pilares da Educação da UNESCO é importante, né?! E o mais legal é que eles funcionam juntos, já que um complementa o outro. Isso significa que não existe fazer sem conhecer e ser sem conviver. Todos são fundamentais para manter a casa que é a educação em pé. 

Como implementar na sua escola? 

Deu para entender o quanto os 4 pilares da educação podem enriquecer a forma como o aprendizado é trabalhado. Mas e aí, o que a sua escola pode fazer para incorporar esses princípios no seu currículo? 

Promover aulas de educação socioemocional, para os alunos saberem lidar com suas emoções. Além disso, nessas classes, eles vão aprender a encarar seus desafios e a trabalhar bem em equipe. 

Trabalhar metodologias ativas, como a Aprendizagem com base em Projetos (ABP). Dessa forma, a escola dá mais autonomia ao estudante e estimula o interesse da criança que participa de forma dinâmica do seu estudo. 

Disponibilizar sessões de aconselhamento vocacional pode ajudar o aluno a entender mais sobre quem ele é. Durante esses momentos, ele reflete sobre suas habilidades, interesses, valores pessoais e planos para o futuro.  

Promover mentorias com alunos mais velhos ajuda a ampliar a visão dos mais novos sobre o aprendizado. Já que, ao ouvir experiências reais, os estudantes conhecem rotinas de estudo, desafios enfrentados e maneiras de lidar com eles.  

Atividades que envolvem os 4 pilares da educação 

Existem diversas atividades interessantes que trabalham esses pilares de forma diferente do modelo tradicional de ensino. Selecionamos algumas sugestões para tirar os princípios da UNESCO do papel e colocar em prática, dá uma olhada: 

Ensino Infantil 

Essa fase é essencial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais das crianças. Por isso, todas as atividades devem ser pensadas com cuidado, sempre levando em conta as necessidades e o jeitinho de cada pequeno. Como: 

  • Brincadeiras com blocos de formas geométricas. 
  • Oficinas para desenhar autorretratos criativos. 
  • Rodas de conversa para entender como cada um está se sentindo. 
  • Construir maquetes colaborando em grupo. 

Ensino Fundamental 

Nesse momento, diversos conhecimentos adquiridos na Educação Infantil já estão consolidados. Portanto, os alunos estão mais preparados para aprofundar seu aprendizado em diferentes áreas. É uma ótima oportunidade para desenvolver de modo mais profundo habilidades socioemocionais e analíticas. Algumas das atividades que mais funcionam são: 

  • Oficinas de robótica. 
  • Bingo das emoções. 
  • Debates em grupo de diferentes assuntos relevantes. 
  • Apresentação de “Quem sou eu”, contando sobre si, sua família e seus sonhos. 

 

É por isso que o Polígono está aqui: para oferecer soluções completas e flexíveis na medida certa. Tudo pensado para que cada escola possa promover o aprendizado do jeito que faz mais sentido para sua realidade. Desenvolvidos após as últimas mudanças da BNCC, nossos materiais estimulam a autonomia, a responsabilidade e aprendizagem ativa por parte dos alunos.  

Também trabalhamos o socioemocional de modo paralelo aos demais componentes curriculares. A gente acredita que educar é também ajudar os alunos a ser, conviver, fazer e aprender de verdade, assim como propõem os 4 Pilares da Educação da UNESCO. 

Tags

  • Educação infantil
  • Educação Socioemocional
  • Ensino fundamental
  • Metodologias Ativas

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